Avanti Contabilidade e Assessoria


Afinal, MEI é obrigado a ter certificado digital?

  • 20/05/2022



    Afinal, MEI é obrigado a ter certificado digital?

    O Certificado Digital é um tipo de autenticidade eletrônica que serve para assinar documentos de qualquer lugar. Ele possui validade jurídica, igual ao CPF e ao CNPJ. 

    Por lei, toda a empresa que emite nota fiscal eletrônica deve apresentar Certificado Digital. Mas uma dúvida frequente entre os MEIs é se essa categoria precisa de contratar Certificado Digital.

    Se você é MEI e deseja saber mais sobre o assunto, continue a leitura.

    Afinal, MEI é obrigado a ter certificado digital?
    Pela lei não, é o que consta na Lei Complementar nº 123, de 2006 com a Resolução CGSN nº 140 de 2018, o Certificado Digital não é obrigatório “para cumprimento de obrigações principais ou acessórias, ou para recolhimento do FGTS.” (Art. 110, CGSN n°140/2018).

    Porém, o MEI que faz a emissão de NF-e (notas fiscais eletrônicas) de maneira consistente deve possuir certificado digital.

    E vale lembrar que ter o certificado só trás vantagens, pois ele oferece segurança, redução de custos e mais praticidade em diversos processos que até então eram feitos de maneira burocrática e trabalhosa.

    Para os MEI que prestam serviços para outra empresa, o certificado digital é uma ótima opção por que:

    acaba com a burocracia;
    facilita todo o processo;
    garante a autenticidade das transações na internet.
    E mesmo que você não precise de um Certificado Digital agora, provavelmente precisará no futuro.

    Como obter o Certificado Digital?

    O Certificado digital para MEI pode ser obtido através do CPF do microempreendedor ou CNPJ da empresa. O certificado digital não pode ser emitido diretamente através da Receita Federal.

    Fonte: Jornal Contábil


Subir ao topo