Avanti Contabilidade e Assessoria


Prêmio Sebrae Mulher de Negócios alcança a marca de quase 3 mil inscrições

  • 09/08/2022



    Prêmio Sebrae Mulher de Negócios alcança a marca de quase 3 mil inscrições

    As inscrições para o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios 2022 alcançou a marca de 2.926 inscrições com a participação de empreendedoras de todo o país. A iniciativa reconhece histórias inspiradoras e estimula o trabalho de mulheres que atuam em três categorias: microempreendedoras individuais, donas de pequenos negócios ou produtoras rurais.

    Os estados com maior volume de participações foram: São Paulo (757), Paraná (203), Minas Gerais (193), Bahia (173) e Mato Grosso do Sul (154). A primeira etapa do Prêmio acontece em nível estadual, com a escolha de até três candidatas de cada unidade federativa, em cada uma das categorias. As candidatas vencedoras da fase estadual serão avaliadas por um Júri Regional, formado por colaboradores do Sebrae e especialistas em empreendedorismo e pequenos negócios. A etapa regional será eliminatória para a fase nacional e não prevê premiação ou divulgação. Por fim, a etapa nacional terá a participação das até 15 vencedoras regionais, correspondentes a três vencedoras por categoria para cada uma das cinco regiões do país, que estarão automaticamente classificadas para a grande final da premiação. O anúncio das vencedoras acontece em novembro, mês que se comemora o Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino.

    Para a coordenadora nacional de Empreendedorismo Feminino do Sebrae, Renata Malheiros, o país ainda precisa avançar na eliminação das barreiras externas que dificultam o acesso das mulheres ao empreendedorismo. “A gente sabe que as mulheres muitas vezes não ocupam o espaço de liderança não por falta de competência ou capacidade. Elas têm tanta capacidade quanto os homens, é claro. O que sobra são barreiras externas invisíveis. São crenças limitantes que vêm lá da infância e preconceitos da sociedade. Isso influencia muito os nossos comportamentos e as nossas escolhas quando adultos”, comenta Renata. “Iniciativas como o Sebrae Delas, como o Prêmio Sebrae Mulher de Negócios e tantos outros, ajudam a acelerar essa mudança. A gente precisa falar divisão de tarefas, sobre mais mulheres nas ciências, na atividade de transformação digital. Ainda existem muitas barreiras culturais e preconceitos desde as meninas no estudo da matemática. Por isso que projetos como o prêmio buscam jogar luz e mostrar exemplos de empreendedoras que fazem a diferença e podem inspirar outras mulheres”, acrescenta.

    Além dos troféus, as vencedoras da etapa nacional nos primeiro e segundo lugares de cada categoria vão ganhar um smartphone de última geração. O terceiro lugar de cada categoria receberá um tablet também do modelo mais recente. Todas as nove ganhadoras nacionais vão participar de mentoria e de uma missão técnica nacional de capacitação, com passagens e diárias custeadas pelo Sebrae. O primeiro lugar de cada categoria também terá uma vaga no Empretec e ao segundo lugar de cada categoria ficará reservada uma vaga para participar do UP Digital de aceleração digital dos negócios.

    Fonte: Agência Sebrae


Subir ao topo